O ano de 2020 foi marcado pelo impacto do Covid-19 em nosso planeta. Uma emergência sanitária que trouxe, traz e trará consequências à sociedade: pessoas, comunidades e setores produtivos. Em Florianópolis, para citar alguns acontecimentos:
• O número de casos de infectados ocasionou o lockdown da nossa cidade;
• Alcançamos cerca de 11.300 casos em setembro de 2020;
• Os setores produtivos amargam uma queda em seu faturamento. O Turismo, por exemplo, teve uma queda superior à 80%;
• Na educação, espera-se uma queda no rendimento dos alunos e aumento da evasão;
• Empresários, executivos de empresas buscam orientações para sobrevivência e gestão em tempos de crise.
Diante de um momento de tamanha dificuldade e criticidade, devemos unir esforços ao redor de um propósito e objetivos comuns. É o momento de o setor público, setor privado e organizações da sociedade civil agirem cada vez mais em sinergia. É o momento de firmarmos um Pacto. Por Florianópolis. Um Pacto por Floripa.
Esta iniciativa produziu uma visão de longo prazo alinhada para a cidade com horizonte até 2030: Florianópolis será uma referência em turismo sustentável, tecnologia, economia criativa e saúde e bem viver. Será um polo tecnológico. Será reconhecida como uma cidade inteligente, criativa, saudável e sustentável.
Para alcançá-la, este Pacto tem como objetivos estratégicos:
• Reduzir os impactos e consequências do Covid-19 nos setores produtivos;
• Recuperar e fortalecer as empresas para serem mais competitivas;
• Aperfeiçoar as vocações da Cidade como motores do desenvolvimento; e
Orientar e apoiar a cidade e região metropolitana de Florianópolis no seu desenvolvimento planejado e sustentável.
Queremos promover impactos positivos para Florianópolis e a superação exitosa dos desafios impostos pela pandemia. Elaboramos um Plano de Resposta e Retomada do Desenvolvimento que, na sua versão 1.0, propõe 38 projetos estratégicos que trarão resultados no curto, médio e longo prazo para a cidade e setores produtivos mais impactados.
A maior aspiração desse pacto é o de que se aproprie paulatinamente de sua própria governança, de maneira transparente, equilibrada e dirigida pelos propósitos e cuidados da sociedade. Utilizando-se de práticas contemporâneas de governança colaborativa, contribuirá positivamente para a convergência das forças da Cidade, seus Movimentos e suas agendas multisetoriais.
Tudo em nome do desenvolvimento harmônico e consistente de Florianópolis, rumo a um futuro promissor e tão mais possível quanto maior for a coordenação e concatenação das diferentes iniciativas hoje em desenvolvimento. Temos que nos concentrar no que é crítico para a região metropolitana de Florianópolis e nas dores que esse delicado momento nos traz.
E como resultado desse movimento do Pacto Floripa, o Programa de Desenvolvimento Regional vem para potencializar o ambiente de negócios em seis regiões da Capital com foco em inovação e desenvolvimento econômico.