Skip to main content

Desde abril último, quatro grupos de trabalho estão desenvolvendo um projeto – meticuloso e de alto nível técnico – que resultará no ‘Pacto Floripa’, plano de retomada do desenvolvimento pós pandemia de Florianópolis, que deve ser apresentado em breve, para as áreas de tecnologia, saúde e bem viver, educação e turismo.

“Trata-se de uma força tarefa capitaneada pela Acif envolvendo lideranças empresariais, diversas instituições da sociedade civil e membros do Executivo municipal. São propostas consistentes e viáveis”, explica Rodrigo Rossoni, presidente da entidade. O resultado deste esforço também será útil para outras cidades, respeitando as peculiaridades de cada município. “Reconhecemos a importância de oferecer este trabalho à população, em um momento estratégico de recuperação coletiva”, diz Rossoni.

A elaboração do ‘Pacto Foripa’ tem a participação da Falconi, referência nacional em consultoria de gestão, com apoio institucional da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Sebrae/SC e Prefeitura Municipal de Florianópolis. Viviane Martins, presidente da Falconi, menciona “a vocação inovadora da Capital” como solução para os diferentes setores da economia local. “A telemedicina, o ensino a distância e as experiências turísticas on-line são exemplos de como a cidade pode estar à frente no cenário de reerguimento pós-pandemia”, cita.

Proposta é voltada ao desenvolvimento das áreas de tecnologia, saúde e bem viver, educação e turismo de Florianópolis.

Olhar para o futuro

As lideranças que compõem os grupos estão focadas em um momento em que não há receita nem ensinamentos prévios. Daí a ideia de contarmos com membros de toda a sociedade”, frisa Rossoni, apontando que “adaptação é a palavra-chave neste novo olhar para o futuro de nossa cidade.”

ACIF: 105 anos de representatividade, voluntariado e foco no associativismo

Fundada em 13 de maio de 1915 por líderes do comércio, da indústria e da sociedade, a ACIF (Associação Empresarial de Florianópolis) comemora 105 anos em 2020 com uma representatividade ímpar, participando ativamente de momentos estratégicos para o crescimento da capital catarinense. O ‘Pacto Floripa’ confirma este protagonismo e seu propósito de liderança, trabalho e inovação. Desde o acompanhamento do projeto e da construção da ponte Hercílio Luz, no início do século passado, até a inauguração do novo e moderno aeroporto, o desenvolvimento de Florianópolis está diretamente ligado às ações e vigilância da entidade.

Via Notícias do Dia