Skip to main content

Com o advento da crise mundial provocada pela COVID-19, não somente a saúde foi atingida brutalmente, mas também o setor produtivo como um todo. Pelo fato desse contexto e das incertezas que esse período trouxe, a ACIF tomou a iniciativa de promover uma campanha propositiva de união e associativismo, chamado de Plano de Retomada do Desenvolvimento Econômico para Florianópolis, ou Pacto Floripa.

Através de estudos meticulosos, que iniciaram em abril de 2020, esta iniciativa tem conexão com a história de 105 anos da ACIF que, neste momento, se propõe a entregar um grande presente a capital dos catarinenses.

“Com protagonismo nas ações de representação e defesa do setor produtivo de Florianópolis, atuando especialmente na contribuição para o desenvolvimento econômico, tecnológico e humano de Santa Catarina”.

A ACIF está liderando várias frentes, no sentido de minimizar os impactos da crise nas empresas, além de dialogar com os órgãos públicos. O Pacto Floripa foca em grandes temas que são vitais para enfrentar esse momento do setor produtivo.

Objetivos do Pacto Floripa

Os eixos do trabalho são:

Educação
Saúde e Bem Viver
Turismo
Tecnologia

Além disso, o Plano possui conexão com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Assim, visará a reconstrução de uma economia de valor, mais inclusiva, promotora de impacto na sociedade e que tenha os ODS e diretrizes globais como uma bússola para o desenvolvimento da região metropolitana de Florianópolis. As propostas e o portfólio de projetos a ser definidos irão passar por uma metodologia, processos eficientes e agentes capacitados. Isso irá viabilizar a transformação de ideias em soluções eficientes para a Retomada do Desenvolvimento Econômico de  Florianópolis. O que move a ACIF, agora, é preparar urgentemente nossas empresas para a retomada das atividades no pós crise.